quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Nossa vida é um sopro...

A mensagem de hoje é curta, simples, porém cheia de reflexões! Só Deus sabe a hora que voltaremos para Ele, portanto, permita-se amar, ser amado e demonstrar o amor!
Com todo carinho,

Deus os abençoe e nos dê uma boa hora!
Fa!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

“O amor que muitos procuram está na cruz que poucos aceitam!”


Algumas pessoas buscam o amor nas coisas mais fáceis, nos caminhos mais floridos e, por vezes, se frustram. Nós nos esquecemos que o amor verdadeiro - aquele que provém de Jesus - passa pelas maiores dificuldades e tentações e tem sua expressão máxima no sofrimento da Cruz. Por amor Ele se entregou por nós! Pelo amor que provém dEle somos capazes de amar!
Que Ele nos ensine a passar pelo sofrimento sem desanimar, na certeza de que estamos no caminho certo, do verdadeiro amor!

Com carinho,

Deus te guarde!

Fa!

P.S: se ainda não fez, diga às pessoas importantes pra você o quanto você as ama! 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Efatá!

O Evangelho de hoje nos traz um palavra de origem aramaica: Efatá, que quer dizer "ABRE-TE" (Mc 7, 34). Esse vocábulo foi utilizado por Jesus para fazer um surdo-mudo ouvir e falar. 
Muitas vezes nós nos acanhamos, nos sentimos inibidos a falar e testemunhar as coisas que nos acontecem, temos vergonha de falar sobre amor, de demonstrar nossos sentimentos, de evangelizar, de dialogar, discutir, expor ideias. Nossa língua é travada e não conseguimos utilizar nossa voz para agradecer, louvar, bendizer ...
Também nossos ouvidos são surdos àquilo que Jesus tem a nos dizer. Ele nos fala, em algumas situações, pela voz dos nossos irmãos e irmãs que buscam um ombro amigo para desabafar, para partilhar as angústias e aflições e, até mesmo, as alegrias e vitórias. Nós nos cerramos e escutamos somente aquilo que nos convém.
Jesus é aquele que vem para destravar a nossa língua e descerrar os nossos ouvidos. Com Ele, o dizer e o ouvir se tornam mais fáceis e fundamentais na nossa vida enquanto discípulos-missionários do Senhor!

Se você ainda sente dificuldade, peça a Deus a graça de te ensinar a falar quando alguém precisar ouvir e de ouvir quando alguém precisar falar! 

Sejamos todos instrumentos do amor de Deus!
Que Ele nos ajude...

Com carinho,

Fa!




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

São Valentim, patrono dos namorados!

14 de fevereiro é dia de São Valentim! Muitos países comemoram hoje o dia dos namorados, porque ele é o santo patrono de todos os casais enamorados.

A história conta que Valentim era padre e lutava em defesa do amor dos jovens namorados, numa época em que o próprio imperador havia proibido o casamento de seus soldados. O bom homem era um exímio conselheiro e costumava dizer que "as rosas são lindas, perfumadas, delicadas, mas tem espinhos. E elas não vivem sem espinhos. Assim também são as diferenças entre o casal. É preciso conhece-las, respeita-las e trata-las com delicadeza para que nenhum dos cônjuges seja ferido. Agindo assim, serão felizes e as brigas desaparecerão.” 
São Valentim foi condenado por ter convertido um filósofo grego e três de seus discípulos. Foi preso e decapitado. 

Que São Valentim nos ajude e interceda pelas coisas do nosso coração. Que Ele saiba nos instruir para o bem e inculque em nós o desejo de amar alguém e ser amado, com o mais terno e puro amor, para assim construirmos famílias sólidas e felizes!

São Valentim, rogai por nós!

Com carinho,

Fa!



P.S: Se o seu coração bate por alguém, se Deus te instruiu e mostrou aquilo que Ele preparou para ti, manifeste esse amor hoje! São Valentim vos guarde e ajude!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Pescadores de homens....

O que significa ser “pescadores de homens”?
Quase sempre nos são trazidas reflexões que nos induzem a encarar essa passagem tão bonita do Evangelho numa interpretação rasa: pescar homens significa trazê-los para Deus, convertê-los.
Pois bem, hoje tive a oportunidade de ouvir um outro modo de compreender a mensagem de Jesus nesse trecho da Palavra e compartilho com vocês: o ofício do pescador é, obviamente, pescar os peixes. Os peixes, por sua vez, quando estão fora d’água, perdem a vida.
Na metáfora do Evangelho, pescar homens seria retirá-los da água. Bem sabemos que, se nos colocarem na água, nós morreremos afogados. Jesus vem, porém, para transformar a realidade - de “morte” (dos peixes) - dos pescadores em resgate e vida!
Ele é o caminho, a verdade e a vida! Ele nos promete vida e vida em abundância!

Deus nos ajude nesse ofício que Ele nos confiou, de sermos pescadores de homens, geradores de vida!

Com carinho,

Fa!


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!


Veneramos à Maria, hoje sob o título de Nossa Senhora de Lourdes.

A história conta que um dia, em Lourdes, Bernadete e mais duas meninas passavam por perto de uma gruta e ouviram uma voz lhes chamando. Era uma bela senhora, vestida de branco e com uma faixa azul na cintura e um rosário nas mãos. Se tratava de Maria. Elas rezaram juntas e, daí em diante, Nossa Senhora lhes apareceu várias vezes.
A notícia espalhou-se, mas o povo que se reunia no momento da aparição não conseguia ver a Maria, somente as crianças. Como sinal, Nossa Senhora pediu então que as meninas cavassem no local da gruta e então começou a jorrar uma fonte de água. Aquele era um local improvável de se ter qualquer fonte. Muitos milagres e curas foram realizados pelas pessoas que viram, acreditaram e buscaram as águas de Lourdes!
Nossa Senhora de Lourdes é invocada como protetora dos doentes, que ela nos cure de todas as enfermidades do corpo e da alma, livrando-nos do pecado e dos perigos desse mundo!

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
Com carinho,

Fa!

No oceano de Deus!

Certa vez, fui colocado à prova frente à vastidão do oceano do amor de Deus. Ele me dizia:
"Pula, meu filho!", mas eu lhe perguntava: "É raso, Senhor? Como terei certeza de que não irei me afogar?". 
Pacientemente, Ele me respondia: "Confia em mim! Mergulha nas minhas águas, eis que estou contigo, sou teu porto seguro e teu abrigo. Não se contente com as coisas rasas, o meu amor é profundo. Pelas águas profundas quero te levar, te cuidar e te amar! Confie em mim, que sou teu Deus e teu Senhor!"
E mergulhei! Me apaixonei pelas águas profundas do amor de Deus! E aqui estou!

Você já fez a experiência de mergulhar nas águas profundas do amor de Deus? Coloque a mão no seu coração nesse momento e peça a Ele que te leve mais fundo, para que você conheça o seu amor. Faça sua oração enquanto escuta essa canção: 


Jesus te ama, Ele tem o melhor para ti! Confie nEle, mergulhe nesse amor!
Você merece toda profundidade de Deus, não se contente com coisas rasas... Ele está contigo para te conduzir! Apenas confie e mergulhe!

Deus nos ajude, queridos!

Com carinho,

Fa!


sábado, 9 de fevereiro de 2019

O sofrimento é a escola dos santos!

Depois de uma sequência de postagens referentes à vida de algumas santas - Santa Águeda, Beata Chiara Luce, Santa Bakhita e Santa Apolônia - estive refletindo sobre o quão sofrido é ser de Cristo. Mas ao mesmo tempo, o quão gratificante é estar no caminho dEle!
Lembrei-me de um trecho que li em algum lugar e salvei no bloco de notas do celular:
"O seguidor de Jesus não se surpreende quando chega a perseguição, pelo contrário, deve preocupar-se quando ela está ausente: "Ai de vocês, se todos os elogiam..." (Lc 6,26). Para o cristão, se ele for fiel ao Senhor e à sua mensagem, a perseguição, em suas mais variadas formas, abertas ou mascaradas, veladas ou evidentes, está sempre presente: "Todos os que querem viver dignamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Tm 3,12)."
Jesus sofreu as piores dores. Foi torturado, crucificado e morto. É a esse Deus que nós seguimos. E como seus seguidores, nossa trajetória não poderia ser diferente. 


Não podemos nos esquecer, porém, que CRISTO RESSUSCITOU! E, assim como Ele venceu a dor e as tribulações, nós também venceremos com Ele: "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:36).

Que tenhamos a coragem de enfrentar os desafios e os sofrimentos que a vida nos impõe na certeza de que o sofrimento é a escola da santidade e que Jesus nos levará um dia à glória dos céus, onde viveremos para sempre felizes, no amor e na paz que dEle provém!

Coragem, queridos!

Não estamos sozinhos nessa caminhada...

Mutia paz!

Com carinho,

Fa!


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Santa Apolônia, rogai por nós!

Hoje, a igreja faz memória à padroeira dos dentistas!
Apolônia era de uma família importante da cidade de Alexandria, no Egito. Eis que numa das perseguições do imperador romano Décio contra os cristãos, a jovem foi capturada e, como de praxe, foi obrigada a renunciar a fé cristã. Apolônia, porém, desobedeceu às ordens do imperador, permanecendo fiel à sua fé.
Ela foi, então, torturada por várias vezes em praça pública. Numa das torturas, foram-lhe arrancados todos os dentes. Irredutível quanto à sua fé, a santa foi condenada à morte de fogueira.
Amarrada, sofrendo dores terríveis por todas as torturas pelas quais havia passado, a jovem mostrou-se corajosa e, dizendo preferir a morte a negar a Jesus Cristo, atirou-se ela mesma ao fogo.
Para a surpresa de muitos - que se converteram após o fato - Apolônia foi salva por um milagre divino e não teve seu corpo queimado. O imperador, furioso, mandou seus homens decepá-la a espadadas. 

Santa Apolônia deixa-nos um grande exemplo de certeza de fé! Nada, nenhum sofrimento, nenhuma dor, fez com que ela se afastasse de Deus!

Que saibamos, como santa Apolônia, confiar em Deus e testemunhar nossa fé, mesmo nos momentos de dor e aflição!
Santa Apolônia, roga por todos nós! Amém!
Com carinho,

Fa!




Santa Bakhita, rogai por nós!


O testemunho da santa africana Josefina Bakhita - lembrada hoje na liturgia católica - é, sem dúvidas, um exemplo de otimismo e confiança em Deus. A jovem sudanesa foi retirada de seus pais biológicos muito cedo e levada à Itália. Sofreu a dor de uma separação por ter sido raptada, além de ter sido escravizada.

Na Itália, foi entregue a uma nova família que possuía negócios na África. Bakhita foi tratada muito bem por seus novos "familiares".  Eis que um dia os negócios pediram que a família viajasse até o Sudão, mas preferiram deixar a menina sob os cuidados das irmãs da congregação de Santa Madalena de Canossa, em Veneza.
Foi aqui que Josefina Bakhita conheceu a Jesus, ao cristianismo e se converteu, tornando-se irmã religiosa até o fim de seus dias.

São marcas da santa o sorriso e o otimismo. Ela costumava dizer que: "Vou devagar, passo a passo, porque levo duas grandes malas: numa vão os meus pecados, e na outra, muito mais pesada, os méritos infinitos de Jesus. Quando chegar ao céu abrirei as malas e direi a Deus: Pai eterno, agora podes julgar. E a São Pedro: fecha a porta, porque fico".

Bakhita reconhecia a ação de Deus em sua vida, os méritos de Jesus empregados nos serviços que ela prestava. Era otimista e confiava que estes lhe fariam - e o fizeram - chegar ao céu, mesmo com a infinidade de seus pecados.

Assim como Santa Josefina Bakhita, que saibamos ser otimistas e enxergar sempre um lado bom nas situações difíceis que surgirem em nossa vida!
Roga por nós, querida santinha!
Com carinho,

Fa!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

A carne e o espírito!

Durante um momento de oração hoje, o Espírito Santo me intuiu que buscasse a Palavra num livro que, há alguns meses, não li: "365 dias com o Senhor".
São meditações diárias dos salmos, com comentários e explanações riquíssimas. Compartilho com vocês a de hoje, 7 de fevereiro:

NUNCA TE APÓIES SOBRE A CARNE (sl 20, 7-10)Uns confiam nos carros, outros nos cavalos,mas nossa força está no nome do Senhor nosso Deus. (v. 8)
Carros e cavalos são da ordem da carne. Ora, a ajuda de que necessitas é espiritual, não carnal. O socorro carnal não é suficiente para um combate espiritual. Nunca te apóies sobre a força ou a ajuda da carne. Ela te abandonará no momento mais crítico.
Muitos dos que parecem estar ganhando na verdade estão perdendo porque confiam "nos carros e cavalos". O braço da carne é enganador. Não podes confiar, nem na tua carne nem na do outro. Se confiares na carne, mesmo na do melhor amigo, te decepcionarás amargamente. Mesmo tua própria carne é enganadora. Assim te enganarás a ti mesmo. Amanhã tua força pode te escapar, teus talentos desaparecer, tuas finanças murchar.
Mas se colocares em mim tua confiança e tua fé, jamais terás necessidade de nada. Existe sempre uma fonte providencial para os "Elias" que obedecem a minha obra e fazem a minha vontade. Assim não te voltes para o que é natural ou visível para encontrar tua solução e teu socorro. Olha para Mim. Quando me procuras, me honras, e quando me honras encontras a resposta para a tua oração. Muitos rezam, mas esperam dos homens o socorro. Depois eles se perguntam por que suas orações não foram atendidas. É porque eles colocaram na carne, e não em mim, suas esperanças.
Tu me entregaste a tua sorte. Eu nunca te enganei, e não vou te enganar agora. Levanta-te como força e marcha adiante, pois o Nome do Senhor é maior do que qualquer socorro físico ou material. Nunca se arrependerás de colocar tua confiança no Nome eternamente fiel de Jesus, pois a este nome todo joelho se dobrará. (cf. Filipenses 2,10)
 Destaquei uma frase que falou muito ao meu coração: "Ora, a ajuda de que necessitas é espiritual, não carnal". Essas palavras tocam fundo quando penso em várias das coisas que estou vivenciando, especialmente pela minha propensão em buscar ajudar as pessoas a qualquer custo. Muitas vezes eu me vejo ansioso e aflito, querendo ajudar a alguém de tal forma que acabo me oferecendo e me doando por inteiro, corpo e espírito. E Deus fala ao meu coração através dessa passagem que, quase sempre, o necessário - e consequentemente mais efetivo - são as orações. É o consolo, o apoio espiritual, é a transformação do Espírito que leva alguém à mudança de vida! E, já dizia Madre Teresa, a forma mais bonita de amar alguém é através da oração...

Obrigado Jesus, porque Tu falas ao meu coração!
Eis-me aqui, Senhor!

Com carinho,

Fa!


Na dor e na alegria, Deus é contigo!

O Senhor me inspirou, hoje, a falar de uma jovem como nós que foi beatificada e que tem um grandioso legado, forte exemplo para todos nós. Eu falo de Chiara Luce Badano!


Quem vê essa foto jamais imagina se tratar de uma beata. Pois bem, Chiara nasceu no seio de uma família católica e desde cedo se interessava pelas coisas de Deus. A jovem também era fiel praticante de esportes, gostava muito. Aos 9 anos, começou a participar do Movimento dos Focolares, uma corrente de pensamento evangélico que se baseava no amor e na unidade. 
Aos 17 anos de idade, após sentir dores fortíssimas nas costas enquanto estava numa partida de tênis, Chiara Badano foi diagnosticada com um tumor ósseo. Iniciou, então, seu tratamento, cercado de muito sofrimento. Mas a jovem dizia sempre: "Se é assim que queres Jesus, também eu quero".
Durante esse período em que estava em tratamento, a jovem comunicava-se com Chiara Lubich, a fundadora do movimento dos focolares. Nesse movimento, depois de um tempo, os jovens poderiam escolher um nome e Chiara Badano não tinha o seu. Chiara Lubich, então, lhe sugeriu que fosse acrescentado ao seu nome "Luce", que significa "luz", porque, de fato, a jovem foi (e continua sendo) luz para o mundo.
Em seu leito de morte, Chiara Luce deixou uma mensagem à juventude: "Os jovens são o futuro. Eu não posso mais correr. Porém, gostaria de lhes passar a tocha, como nas Olimpíadas. Os jovens têm uma vida só e vale a pena empregá-la bem!".
Ela foi beatificada em 2010 e é para todos nós um exemplo de aceitação e confiança!
Beata Chiara Luce, roga por todos nós! Amém.

Com carinho,

Fa!


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Acreditar sempre!

Hoje eu acordei com uma frase de Santa Teresinha falando alto em meu coração: 

“O bom Deus não poderia inspirar sonhos irrealizáveis"

Muitas vezes, somos como aquela canção da banda Legião Urbana, pensamos que "não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, ou que os planos nunca vão dar certo". A verdade é que tudo aquilo que queremos e desejamos, nós queremos no nosso tempo. Eu quero um amor para já, um diploma para já, uma casa própria para já, uma viagem para já, um emprego para já. Nós nos esquecemos que o tempo de Deus é diferente do nosso, principalmente porque o tempo de Deus é perfeito. Lembremos a passagem bíblica contida no livro do Eclesiastes, capítulo 3, versículos de 1 a 8: 

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz."

O importante, nessa vida, é nunca desistir. O primeiro passo para alcançar um sonho é acreditar nele. Um "acreditar" forte e bonito, na certeza de que Deus o fará realizar. Deus é justo e não colocaria esse desejo em seu coração se não pudesse realizá-lo. O que Ele promete, Ele cumpre. Você só precisa esperar!

Que Deus nos inspire sonhos maravilhosos e nos ajude a esperar o tempo dEle!
Com todo carinho e orações por ti!
Fa!

Santa Águeda, rogai por nós!


A igreja celebrou ontem, 05 de fevereiro, o dia de Santa Águeda, virgem e mártir. Águeda é, para nós, um exemplo de fidelidade à Cristo. 

Desde muito jovem se consagrou à Jesus. Na juventude, foi cobiçada por um poderoso que pediu sua mão em casamento, mas ela recusou. O homem furiosos, acobertado pelo imperador, mandou que ela fosse torturada para que assim negasse sua fé e voltasse atrás. Águeda, porém, não negou sua fé e seu amor à Jesus. Foram-lhe arrancados os dois seios e ela foi atirada em um calabouço sem curativos.
Eis que a jovem tem uma visão de São Pedro e de alguns anjos e, prontamente, lhe são restabelecidos os dois seios. O homem que a desejava, enfurecido pela situação, mandou que ela fosse queimada viva. E assim o foi. Durante seus últimos momentos, Santa Águeda rezava: "Meu Senhor Jesus Cristo, Vós sois o meu coração e a minha mente. Leve-me e faça-me sua."

Resta a nós duas coisas: a primeira, um grande ensinamento de ser fiel à Cristo e confiar, mesmo que sejamos torturados por tantas situações. Ele é Jesus, Ele nos promete a vitória certa, Ele está conosco; a segunda, uma intercessora nos céus, que nos ouve e acolhe nossos pedidos, levando-os até Jesus para que sejam atendidos.

Que Santa Águeda nos ajude e interceda por todos nós!

Amém!

Com carinho,

Fa!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Recomeço!

Hoje, depois de 23 dias, pude novamente escrever aqui! Eu considero um recomeço no projeto de evangelização que Deus me confiou. Nossa vida é pautada de recomeços e o meu desejo é que sejam cheios de doçura e amor de Deus, que sejam leves e verdadeiros, proveitosos e completos...

Aos que por aqui passam, deixo um dos meus textos preferidos do grande poeta Bráulio Bessa!

Com todo carinho, 

Fa!

Quando a vida bater forte e a sua alma sangrar.
Quando esse mundo pesado lhe ferir, lhe esmagar.
É hora do recomeço. Recomece a lutar.

Quando tudo for escuro e nada iluminar.
Quando tudo for incerto e você só duvidar.
É hora do recomeço. Recomece a acreditar.

Quando a estrada for longa e seu corpo fraquejar.
Quando não houver caminho nem um lugar pra chegar.
É hora do recomeço. Recomece a caminhar.

Quando o mal for evidente e o amor se ocultar.
Quando o peito for vazio e o abraço faltar.
É hora do recomeço. Recomece a amar.

Quando você cair e ninguém lhe amparar.
Quando a força do que é ruim conseguir lhe derrubar.
É hora do recomeço. Recomece a levantar.

E quando a falta de esperança decidir lhe açoitar.
Se tudo que for real for difícil suportar.
É hora do recomeço. Recomece a sonhar.

É preciso de um final pra poder recomeçar.
Como é preciso cair pra poder se levantar.
Nem sempre engatar a ré significa voltar.

Remarque aquele encontro. Reconquiste um amor.
Reúna quem lhe quer bem. Reconforte um sofredor.
Reanime quem tá triste e reaprenda na dor.

Recomece! Se refaça! Relembre o que foi bom.
Reconstrua cada sonho. Redescubra algum dom.
Reaprenda quando errar. Rebole quando dançar.

E se um dia lá na frente, a vida der uma ré,
Recupere a sua fé, e recomece novamente.


Ouça a voz que te chama...


Às vezes nos sentimos perdidos frente a tantos caminhos que o mundo oferece. São tantas vozes, tanto barulho que não sabemos a quem seguir. Jesus nos fala: "Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre para ele, e as ovelhas escutam a sua voz. Ele chama por nome as suas ovelhas e as leva para fora. Depois de retirar todas as suas ovelhas, ele vai à frente delas, e elas o seguem, porque conhecem a sua voz. De modo algum seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos.”  (João 10, 2-5).
Nossa identidade é que nos leva a seguir o Cristo, pertencemos ao rebanho dEle, somos Suas ovelhas e é por isso que devemos escutar sempre a voz daquele que nos quer bem!

Cristo fala ao coração daqueles que estão dispostos a ouvir e seguí-lo!

O Senhor seja nossa luz e nossa força,

Feliz semana...

 Com carinho!

Fa!

Hosana ao Filho de Davi! 🌿

Pela primeira vez na história recente da humanidade ouve-se dizer de uma Semana Santa reclusa. Frente à dolorosa pandemia de COVID-19, somo...