A 13 de dezembro, a igreja faz memória a Santa Luzia, conhecida como protetora dos olhos.
A história da jovem italiana começa com uma devoção muito grande a Santa Ágata. A mãe de Luzia sofria muito com fortes e recorrentes hemorragias e não havia o que as fizesse cessar. Muito devota a Santa Ágata, a jovem então propôs a sua mãe que fossem até o túmulo da santa, pois tinha certeza que quanto tocassem a sepultura as hemorragias cessariam.
Assim o fizeram e, naquela ocasião, antes de se dirigir ao local, Luzia se emocionou por meditar o trecho do Evangelho em que a mulher que sofria, também, com sangramentos, ao tocar o manto de Jesus, ficou curada.
Quando se aproximaram do túmulo, Santa Ágata apareceu a Luzia e lhe disse: "Luzia minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir
para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade
de Catanha foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será
salva a cidade de Siracusa."
A partir de então, tocada pelo amor infinito de Deus, a jovem decidiu fazer votos de castidade e consagrar-se a Deus. Seu pretendente, porém, não se conformou e denunciou-a ao governador.
Luzia foi levada, então, a um prostíbulo, como forma de condenação. Sua confiança e entrega a Deus, porém, eram tão grandes que nem dez homens eram capazes de levantá-la do chão.
Atiraram-lhe azeite fervendo e nada acontecia... arrancaram-lhe os olhos e, diante de todo sofrimento, a jovem exclamou: "Senhor, eis que suplico paz para a Igreja de Cristo. Diocleciano e
Maximiniano decairão do império, e como a cidade de Catania venera a
Santa Águeda, também serei venerada por graça do Senhor Jesus Cristo,
observando de coração os preceitos do Senhor."
Pelo seu amor e fidelidade a Cristo, Luzia recebe hoje a honra dos altares!
Rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário