O dia de hoje nos reserva gratas surpresas!
Há pouco mais de uma semana fui convidado a conduzir um momento de adoração com a juventude da paróquia a qual participo. Estava buscando uma palavra que motivasse a reflexão e encontrei a seguinte passagem no Evangelho do dia:
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: “Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.”
A princípio, pode parecer uma leitura bem difícil de ser interpretada. Mas vejam que a mensagem principal pode ser traduzida numa frase que circula bastante nas redes sociais: "O amor andou entre nós e o mundo não compreendeu!". O que Jesus quer dizer nesse Evangelho é que, pela sua opção pelos pobres, marginalizados, pecadores, o mundo não o reconheceu. Nós não o reconhecemos. Esperamos a segunda vinda de um Jesus poderoso, feito um super-herói, austero, rigoroso em seus critérios de justiça e, principalmente, sempre privilegiando os nosso próprios interesses, santos que somos.
A verdade é que Jesus caminha todos os dias conosco, Ele está em nosso meio em cada pessoa que encontramos, em cada irmão que sofre, em cada mãe que chora, em cada doente que convalesce, em cada um de nós. No rico, no pobre, no indigente, no maltrapilho. Na viúva, no órfão, no marginal, no drogado, no alcoólatra. Jesus está em todos. Jesus é para todos. A salvação é para todos!
Sejamos nós uma geração diferente. Saibamos ouvir a voz de Jesus no grito dos nossos irmãos!
Sejamos atentos e solidários!
Deus nos ajude,
Com carinho...
Fa!

Nenhum comentário:
Postar um comentário